O presidente daFederação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, que presidiu o Sindcont-SP na gestão 2008-2010, foi designado para enaltecer os presidentes das gestões anteriores do Sindcont-SP, por ocasião dos festejos dos seus 106, cumpridos no dia 19 de julho de 2025, mas comemorado na noite de ontem, 23 de julho de 2025.

O presidente Mariano estava acompanhado do vice-presidente da Fecontesp, Cláudio Anibal Cleto e do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Dagoberto Silvério da Silva, que veio com uma comitiva de mais de 10 pessoas para prestigiar o acontecimento.

Em sua fala, o presidente José Heleno Mariano, enalteceu o trabalho de todos os presidentes das 51 diretorias do Sindcont-SP, fazendo alusão ao ditado: “Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco”. Nesta tónica, argumentou: “Todas as diretorias que por aqui passaram, desde a primeira, presidida pelo saudoso Francisco D´Áuria, até a atual, comandada por Claudinei Tonon, são elos fortes, que contribuíram e contribuem para o crescimento e a continuidade desta Entidade, que atravessa as décadas altaneira, cada vez mais realizadora e pujante”. 

O evento contou com a presença dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, e representes dos órgãos públicos, que  foram recepcionados pelo presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, para festejarem a data e também para presenciar a outorga do título Contabilista Emérito 2025, ao presidente da gestão 2017-2019, Antonio Eugênio Cecchinato, o qual foi responsável pela celebração do Centenário de Entidade.

Cecchinato recebeu das mãos do presidente da Sindcont-SP, Claudinei Tonon, um pergaminho, um distintivo em ouro e teve sua foto descerrada e incluída na Galeria dos “Contabilistas Eméritos”.

Ao fazer os seus agradecimentos, Cecchinato confessou sua emoção e a surpresa de ter sido escolhido para receber tão honrosa láurea, dizendo que na prateleira da Contabilidade existem centenas de nomes merecedores do título, mas que agradecia pela escolha ter recaído sobre ele “Na minha caminhada diversos degraus foram subidos, nos meus 80 anos, pois comecei a trabalhar muito cedo. Mas minha nave tinha de pousar em algum lugar, e, o fato de ter sido presidente desta Casa, e comemorar o seu Centenário foi realmente um grande feito. Agora, o sol da minha vida realmente foi ter recebido este título de Contabilista Emérito, que a encerra esta caminhada, pois não existe lugar melhor para se chegar”.

O presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, encerrou o evento com as seguintes palavras: “Que os 106 anos do Sindcont-SP seja a nossa inspiração, como exemplo de que constância, qualidade e bons serviços, são bússolas que atravessam as décadas, mantendo firmes e valorizados aqueles que souberem administrar o tempo ao seu favor. Parabéns Sindcont-SP”.

Texto e fotos: Lenilde Lá de León