O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, esteve presente nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro de 2024, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, ocasião em que a Entidade comemorou os seus 78 anos de instituição, e fez entrega de prêmios e Medalhas.

Durante o evento foram prestadas homenagens aos profissionais da Contabilidade que têm se destacado por sua imensa contribuição à classe, os quais foram agraciados com as seguintes medalhas:
Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”: Marcia Ruiz Alcazar; Medalha “José Rojo Alonso”: Walter Iório; Medalha “Pedro Pedreschi”: Francisco Ernane Ramalho Gomes; Medalha “Francisco D’áuria”: Ricardo Pereira Rios; Medalha Frederico Herrmann Júnior: Fernando de Almeida Santos.

Todas as Medalhas foram outorgadas pelas mãos do presidente do CRCSP João Carlos Cartilho Garcia, acompanhado de um dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. No caso da Fecontesp, o presidente José Heleno Mariano foi convidado para entregar a Medalha ao contador Francisco Ernane Ramalho Gomes, que no ato recebeu a Pedro Pedreschi.

Na sequência houve a premiação da melhores Dissertações e Teses, escolhidas após minuciosa avaliação dos membros da Comissão de Desenvolvimento Científico foram escolhidos os seguintes trabalhos:
1º Lugar ficou com o mestre OTÁVIO FINESSI JÚNIOR, com o tema: “Perícia contábil como prova de boa-fé em ações relativas ao ICMS: uma análise da jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, que teve como orientador o professor Dr. José Carlos Marion, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP;

2º lugar foi conquistado pelo mestre JOSÉ CARLOS RAMOS DE OLIVEIRA JÚNIOR, com o tema: “Obrigatoriedade da divulgação do nível de materialidade”, com a orientação da Profa. Dra. Juliana Ventura Amaral, da Faculdade FIPECAFI;

3º lugar foi para a mestre SANDRA ANTONIA FRANKLIN BRASILEIRO, com o tema: “Aplicabilidade da NBC TG 1001 e NBC TG 1002 para pequenas empresas e micro entidades no entendimento dos profissionais contábeis do Estado de Minas Gerais”, que foi orientada pela Profa. Dra. Marta Cristina Pelúcio Grecco, da Faculdade FIPECAFI.

Em prosseguimento às premiações foi entregue o Prêmio de melhor Tese de Doutorado de 2023, à Doutora LETÍCIA MARIA FALEIRO NASCIMENTO, com o tema: “O uso estratégico da linguagem contábil em mídias comparativas durante a recuperação judicial da Oi S/A”, que teve como orientador: Prof. Dr. Marcelo Sanches Pagliarussi, da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto – USP-RP.

Ao final do evento, o presidente Alexandre Garcia foi entrevistado pela TV PUC-SP, onde falou sobre a importância dos trabalhos de dissertação de teses e doutorado, reafirmando o compromisso da Academia Paulista de Contabilidade em incentivar a pesquisa, o estudo e o aperfeiçoamento do pensamento técnico e científico das Ciências Contábeis.

Texto: Lenilde De León

Revisão: Danielle Ruas

De León Comunicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *