Este é um passo vital para garantir que nossa profissão continue a evoluir e a se adaptar às novas demandas do mercado

O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, reuniu-se no dia 13 de março, na sede do Sescon-SP, com líderes de entidades contábeis em nível estadual e nacional, entre eles, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade-CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, tendo como objetivo alinhar estratégias para fortalecer a participação do setor contábil no Congresso Nacional.

Durante a reunião, foram abordadas pautas que visam uma atuação unificada no Parlamento, buscando implementar medidas que beneficiem a Contabilidade e melhorem o ambiente de negócios no País, com foco na simplificação, segurança jurídica e incentivo ao empreendedorismo.

Apesar dos avanços das entidades ao longo dos anos, a meta é dar passos mais significativos e estruturar uma colaboração com os parlamentares, ampliando a presença da Contabilidade em questões de relevância nacional.

Durante as discussões, foi ressaltada a importância de a classe proporcionar apoio estratégico à Frente Parlamentar da Contabilidade, além de implementar demandas que possam impactar positivamente a profissão e o ambiente de negócios.

Na visão de José Heleno Mariano, a colaboração entre as entidades contábeis e os parlamentares é fundamental para que se possam apresentar propostas concretas que atendam às demandas do setor. “A importância de uma voz unificada é inquestionável, pois somente através de uma representação coesa será possível influenciar positivamente as decisões políticas que impactam a profissão”, afirmou o dirigente.

Canal de comunicação – entidades contábeis e legisladores

As entidades presentes enfatizaram a relevância de estabelecer um canal de comunicação contínuo com os legisladores, visando discutir e propor soluções que possam ser transformadas em legislações efetivas.

Além disso, foram apresentadas propostas para eventos, palestras e seminários que visem educar tanto os profissionais da Contabilidade quanto os representantes políticos sobre as especificidades e desafios enfrentados pela categoria.

Texto: Danielle Ruas

Edição: Lenilde De León

De León Comunicações