O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, que é acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade-APC, onde ocupa a Cadeira de nº 62, que tem como Patrono o contador e consultor Ernesto das Candeias, participou, juntamente com os seus pares, no dia 11 de novembro de 2024, na sede do CRCSP, da comemoração dos 72 anos de instituição oficial da Academia Paulista de Contabilidade-APC (1952), bem como dos 13 anos de retomada de suas atividades profissionais (2011-2024).
Na ocasião, a Academia deu posse a mais um membro, o professor e doutor Sérgio de Iudícibus, que se juntou ao grupo de acadêmicos para substituir o contador e auditor Claudio Avelino Mac-Night Filippi, que foi presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, e veio a falecer recentemente.
Nesta mesma ocasião, o grupo dos 70 acadêmicos que compõem a Agremiação, prestou uma calorosa homenagem ao primeiro presidente da APC, o contador Irineu De Mula, outorgando-lhe o Título de Presidente Benemérito da Entidade.
Ao receber o Título, Irineu De Mula contou um pouco da história dos pioneiros para reinstalar a Academia. “A nossa equipe foi realmente fantástica. A grande luta não foi somente o trabalho intelectual, mas tivemos de empregar muito esforço para fazer valer o nome e a tradição de nossa academia. Sinto-me muito feliz e agradecido e modestamente quero dividir o título com todos os acadêmicos, em especial com os 25 que tomaram posse ocupando as primeiras cadeiras.”
Para coroar de êxito a comemoração dos 72 anos de instituição e 13 de reinstalação, a Academia lançou o livro “Vivências e evolução da Perícia Contábil”, uma obra produzidos por 38 autores, dentre os quais acadêmicos da área de Perícia Contábil e especialista no tema de todo o País. O livro contém 312 páginas, divididas em 21 capítulos, que abrigam 37 artigos e está disponível para download na site da Academia: www.apcsp.org.br.
A vereadora Edir Sales esteve presente ao evento e agradeceu o apoio recebido da classe contábil para a sua reeleição: “Reafirmo o meu compromisso com a classe contábil, e quero cumprimentar o presidente Alexandre Sanches Garcia, por dar continuidade aos trabalhos desta Academia, tão importante para a Contabilidade Paulista. Todos sabemos como a Contabilidade é valorosa tanto para a área pública quanto para a área privada. Na esfera pública sabemos o quanto vocês podem ajudar e o quanto ajudam a prefeitura. Parabéns a todos”.
Também estavam presentes, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon; Carlos Alberto Baptistão, presidente e Antonio Carlos Santos, vice- presidente do Sescon-SP e Aescon-SP; Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional; Suely Gualano Bossa Serrati, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp; Gildo Freire de Araujo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC; e alguns dos autores do livro: Fabíola D´Agostini Peleias, Paschoal Rizzi Nadeo, Alessandra Ribas Secco, Valéria Bezerra Cavalcanti Petrucci, Mônica Maluf Pires, Laerte Mancuso, Fernando Vianna, Mauro Stacchini Jr., Fernando Viana de Oliveira Filho, Maurício Cadenas, Adherbal Nicolás Muller, Maíra Chibante Santostaso.
O presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, agradeceu a presença de todos, deu as boas-vindas ao novo acadêmico Sérgio de Iudícibus, cumprimentou Irineu De Mula pelo Título e parabenizou aos coordenadores acadêmicos e autores do livro, com essas palavras: “Permito-me a ousadia de afirmar que os fundadores da Academia Paulista de Contabilidade, capitaneados por Francisco D`Áuria, nos idos de 1952, certamente estão satisfeitos de ver que os seus esforços, em aperfeiçoar as Ciências Contábeis, não foram em vão, e que, ao longo das décadas, outros devotados profissionais da Contabilidade, resolveram abraçar esta nobre causa e lutar por ela”.
Texto: Lenilde Plá de León
Fotos: Thiago Benevides da Comunicação do CRCSP