A Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp recebeu em sua sede, na manhã desta sexta-feira, 10 de outubro de 2025, membros de sua diretoria e presidentes e diretores de Sindicatos Filiados, para uma reunião de avaliação de ações do último mês, que precedeu os festejos comemorativos dos 77 anos da Entidade, que aconteceram mesmo dia, com entrega de títulos e homenagens.  

Na mesa solene estavam: o presidente da Feconstesp, José Heleno Mariano, ladeado pelo vice-presidente, Cláudio Anibal Cleto; o vice-presidente de Educação, Cultura e Esportes, Sérgio Stopato Arruda, e a diretora, Suellen Lilian Santos.

Entre os temas em pauta foram incluídos o centro de férias do Sesc Bertioga, e o Joconesp; ações em Jaú, cidade que pertence à base Sindical do Sindicato de Bauru; a indicação de profissionais da Contabilidade para atuarem como juízes no Tribunal de Impostos e Taxas-TIT; e, em especial, a realização da 29º Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Convecon, que aconteceu em São Paulo, no período de 30 de setembro a 2 de outubro, com o comparecimento de mais de 2.500 profissionais contábeis. 

Quanto à 29ª Convecon comentaram o sucesso da Fecontesp no evento, cujo estante montado na Praça das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, foi um dos mais visitados, com a presença do presidente Mariano, do vice, Cláudio Cleto, do vice de educação, Sérgio Stopado, e dos diretores Antonio Sofia, Suellen Lilian Santos e outros; bem como presidentes de diversos Sindicatos do Interior. 

Após fazer um breve relato sobre sua trajetória profissional, o  presidente José Heleno Mariano elogiou a iniciativa de montar a Praça para os estandes das Entidades Congraçadas, o que segundo ele foi uma ideia muito feliz, que trouxe bons resultados para todos. “Juntas, as entidades menores, ficaram grandes”, arrematou o vice, Sérgio Stopato. 

Houve, durante a reunião, uma breve discussão sobre a abertura das ações dos Sindicatos para os profissionais não associados, o que foi amplamente defendido pelo presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, que mostrou resultados positivos desta iniciativa. 

E falou-se também sobre as destinações de parte do Imposto de Renda para as entidades assistenciais, quando o vice, Claudio Cleto mostrou o potencial de arrecadação de algumas cidades, quando o resultado arrecadado está muito aquém do que poderia ser “doado”. “Se os recursos destinados não forem enviados às entidades assistenciais, os valores ficam na Receita Federal. Daí a importância da classe contábil orientar os empresários sobre essas destinações,” disse. 

O presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon falou também de uma conversa que teve com a superintendente da Receita Federal 8ª Região, Marcia Meng, no dia 15 de agosto, sobre a manutenção de ampliação das ações do Posto da Receita Federal na Entidade. As negociações estão bastante adiantadas e, em breve, serão anunciados os resultados. 

Entre os presentes estavam o presidente do Sindicato de Americana,  Evandro Figueiredo Forte; de Araraquara, Carlos Antonio Carinheno; de Bauru,  Antonio Donizete Vieira; de Campinas, Dagoberto Silvério da Silva; de Marilia, José Antônio dos Santos; de São José do Rio Preto, Rosangela Leila de Souza; de São José dos Campos, Antônio Elcio Xavier Constâncio, e outros.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 10 de novembro próximo, às 14h00.

Texto: Lenilde De León – De León Comunicações