A Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp realizou, em parceria com a UniSãoRoque, o Sindicato dos Contabilistas de São Roque e Região e a Aescon, a CXXIII Jornada Técnica Cultural e Contábil nos dias 30 e 31 de outubro. O evento ocorreu simultaneamente com a XXIV Semana da Contabilidade UniSãoRoque e foi realizado no São Roque Clube.
A Jornada Técnica Cultural Contábil é realizada há mais de um século, chegando ao seu 123º ano. O objetivo é aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos em temas atuais e de relevância para a área contábil. Neste sentido, o evento deste ano ofereceu aos profissionais e estudantes palestras ministradas por mestres renomados e conferencistas. Por consequência, eles tiveram a chance de aprender e superar os obstáculos e os desafios de trabalhar e empreender no segmento contábil e empresarial do país.
A palestra magna da 123ª edição do evento teve como tema “Como enfrentar com sucesso tempos disruptivos”, e foi ministrada pelo antropólogo Luiz Almeida Marins Filho. Na sequência, a presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, Suely Gualano Bossa Serratti trouxe as “Perspectivas para a carreira do perito: demanda, exigências, técnicas e habilidades para construir uma carreira com sucesso”.
No dia 31, Mila Oliveira, com mais de 16 anos de experiência em gestão fiscal, explorou a “Reforma Tributária: como as empresas devem se preparar para conviver com dois regimes tributários?”.
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP e o Instituto dos Contadores do Brasil – ICBR apoiam a Jornada enquanto a Qyon é a patrocinadora oficial.
José Heleno Mariano, presidente da Fecontesp, comenta que todos os temas foram trabalhados de forma a permitir o diálogo entre os participantes e os especialistas, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizado e troca de experiências. “Estamos falando de discussões fundamentais para entender as novas tendências do mercado de trabalho na Contabilidade e suas implicações para a formação e atuação dos profissionais da área”.