
A Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp participou da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho com a Receita Federal – 8ª Região Fiscal, no dia 15 de maio de 2025, em Piracicaba-SP, ocasião em que o presidente da Entidade, José Heleno Mariano, foi representando pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba-Sincop, Fabiano Ravelli.
A reunião teve como objetivo discutir temas relevantes para a categoria contábil, promovendo um diálogo construtivo entre profissionais da área e representantes da Receita Federal. Questões como simplificação de processos, melhorias na legislação tributária e a troca de informações sobre a realidade fiscal das empresas estavam na pauta.
A presença da Fecontesp é fundamental para garantir que as vozes dos contabilistas sejam ouvidas e para reforçar a importância do setor na gestão fiscal do País, disse José Heleno Mariano. “Esse encontro representa um avanço nas relações com o fisco paulista e também uma oportunidade valiosa para abordar desafios enfrentados pela classe, bem como para propor soluções que possam beneficiar tanto os profissionais de Contabilidade quanto os contribuintes.
Além de Fabiano Ravelli, estavam presentes na reunião outros representantes de sindicatos, associações e organizações do setor, inclusive, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon.
“Juntos, as lideranças contábeis e a Receita Federal poderão estabelecer uma agenda produtiva, buscando a transparência e eficiência nos serviços prestados. A expectativa é de que a reunião resulte em avanços significativos para a profissão contábil, fortalecendo a relação entre os profissionais contábeis e as autoridades fiscais, além de fomentar um ambiente de colaboração que beneficie o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e do País como um todo”, reforçou o presidente da Fecontesp.