No momento em que a Contabilidade passa por profundas transformações, no campo legislativo, regulatório, tecnológico e de formação profissional, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, completa os seus 77 anos de constituição, fundada no dia 27 de fevereiro de 1948, com a missão de promover a integração e incentivar as realizações dos 20 Sindicatos de Contabilistas do Estado de São Paulo, que compõem a sua base, bem como buscar melhorias para os mais de 150 mil profissionais atuantes hoje no Estado.

O berço da Fecontesp são os cinco Sindicatos fundadores, a saber: o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o de Santos, o de Ribeirão Preto, o de Sorocaba e o de Campinas que, em um momento socioeconômico histórico, decidiram constituir uma Federação para representar a classe contábil em nível estadual.

Estávamos em plena gestão do governo de Eurico Gaspar Dutra, que foi de 1946 a 1951, o qual sucedeu Getúlio Vargas na presidência, e inaugurou a quarta república, inclusive com a promulgação de uma nova Constituição Federal, a de 1946. Dutra adotou uma política econômica liberal, incentivando a importação de bens de consumo e, na sequência, impulsionou o País a produzir mercadorias para tender às demandadas do mercado interno, favorecendo a indústria brasileira. Nesse período houve bons níveis de crescimento econômico no Brasil, com o PIB na casa dos 8% ao ano, em média.

Esse cenário se desenhou muito propício aos profissionais contábeis, mas, por outro lado, exigia que houvesse uma defesa contundente de sua atuação profissional, visto que os movimentos sindicais e associativos estavam fervilhando, inclusive, nesta época, foi permitido o direito de greve no País.
Portanto, os Sindicatos sentiram a urgência da criação de uma entidade de representação estadual, que pudesse defender os pleitos dos profissionais da Contabilidade no Estado de São Paulo.

Assim nasceu a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, hoje com 20 Sindicatos de Contabilistas em sua base, e que continua focada na missão de agregar essas Entidades, apoiar suas iniciativas e incentivar a realização de eventos, cursos, palestras e outras atividades sociais, culturais, de recreação e lazer para os profissionais associados e filiados em suas respectivas regiões.

O propósito da Fecontesp, nestes 77 anos de atuação, além de atender às demandas dos Sindicatos Filiados, é implantar e consolidar, junto a outras entidades da classe contábil, uma política nacional para o estabelecimento de perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional da Contabilidade à altura dos desafios econômicos, tributários, políticos e sociais do Brasil, bem como da conjuntura internacional.

A Fecontesp mantém intactos os valores de colaboração e profissionalismo que a fundamentam desde a sua criação, sempre buscando inovação e eficiência em seus projetos e ações. O futuro está repleto de oportunidades e, com otimismo, companheirismo e comprometimento enfrentaremos os desafios que surgirem, pautados pela ética e profissionalismo, em defesa dos interesses dos profissionais da classe contábil.

Sus Avante !!!

José Heleno Mariano
Presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *