No dia 21 de fevereiro de 2025, a Federação dos Contabilistas de São Paulo-Fecontesp realizou duas Assembleias Gerais Extraordinárias, em sua sede, com a participação dos delegados representantes dos Sindicatos Filiados.
A primeira assembleia deliberou sobre três tópicos de grande importância para os profissionais da classe: 1) – rerratificação da Assembleia Geral realizada em 12 de novembro de 2022, que formalizou e elegeu a Diretoria, o Conselho Fiscal, e os Delegados junto à Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL e seus respectivos Suplentes, para o mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025, a fim de complementar o ato com as informações necessárias à sua regularização perante os órgãos de registro;
2)- desfiliação da Fecontesp junto ao Ministério do Trabalho da Confederação Nacional das Profissões Liberais-CNPL;
3) – filiação da Fecontesp à Confederação Nacional de Contabilidade-CNCont.

Na sequência foi realizada outra Assembleia Geral Extraordinária, desta vez, para tratar de alterações dos Estatutos Sociais da Entidade. Durante a assembleia, os delegados opinaram sobre cada uma das pautas, destacando a importância das alterações propostas nos Estatutos Sociais para o fortalecimento institucional da Fecontesp. A necessidade de atualizar os documentos legais foi amplamente discutida, considerando as mudanças no cenário contábil e as novas demandas do setor.
Ambas as assembleias foram presididas pela contadora, Rosangela Leila de Souza, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto e Região, tendo como secretário, o contador, Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP. Após discussões e deliberações todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.
Nas palavras do presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano, “as propostas foram bem aceitas pelos representantes dos Sindicatos Filiados, os quais consideraram que as medidas visam modernizar as diretrizes que regem a instituição, permitindo maior flexibilidade e adaptação às novas realidades do mercado contábil. Essas mudanças são consideradas essências para garantir que a Fecontesp se mantenha relevante e apta a atender às necessidades da classe, por meio dos Sindicatos Filiados”.

XII Joconesp
Ao término das assembleias houve um espaço para discussão de outros temas relevantes para a classe, sendo que um deles foi a apresentação da data e local dos próximos Jogos Abertos dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Joconesp, que acontecerá no período de 26 a 30 de novembro, no Sesc Bertioga”, conforme anunciou o contador Sérgio Stopato Arruda, vice-presidente de Educação, Cultura e Esportes da Fecontesp.
Por fim, todos os participantes concordaram que a união e a colaboração entre os Sindicatos Filiados e a Fecontesp são fundamentais para enfrentar os desafios do setor e fortalecer a representação dos profissionais contábeis no Estado.