O cruzamento da Escrituração Contábil Digital – ECD e da Escrituração Contábil Fiscal – ECF requer a apresentação de informações detalhadas sobre as transações econômicas e financeiras realizadas por uma empresa, facilitando assim a análise dos dados contábeis. Ambas as obrigações acessórias contribuem para a transparência das informações fiscais e contábeis, garantindo a conformidade com as obrigações legais e tributárias vigentes. Ademais, ter essas informações em mãos permite, tanto ao contador quanto ao empresário, uma visão mais clara e precisa da situação econômica e patrimonial da empresa, sendo fundamental para a tomada de decisões estratégicas e o cumprimento das exigências dos órgãos fiscalizadores e reguladores.
Sabendo disso, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp anuncia a palestra “Cruzamento ECD X ECF”, a qual será promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e o Centro de Estudos do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara. A atividade será ministrada pela profissional da Contabilidade Lilian Carla da Silva, administradora de empresas, especialista em Comércio Exterior e Direito Tributário. A moderação ficará a cargo de Vitor Luiz Tampellini, representante do CRCSP no município de Araraquara. Além deles, Ronaldo Paganini de Oliveira, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara e Região já confirmou presença.
A atividade está agendada para ocorrer no dia 17 de julho, na Morada do Contabilista de Araraquara, localizada na rua Expedicionários do Brasil, 680. O horário é das 10 às 12 horas.
Na ocasião, eles falarão dos cuidados que ambas as declarações exigem. Entre eles, destaque para a realização de uma revisão cuidadosa dos requisitos e políticas de conformidade de ambas as escriturações. Além disso, é essencial garantir que todos os processos e documentos estejam de acordo com as diretrizes estabelecidas para evitar possíveis penalidades e sanções legais.
Na visão de José Heleno Mariano, presidente da Fecontep, adotar uma abordagem proativa em relação ao cruzamento entre ECD e ECF pode ajudar a garantir a conformidade contínua e a integridade das operações de uma organização. “É fundamental que os profissionais contábeis estejam atentos às normas vigentes e busquem sempre aprimorar seus processos para evitar possíveis conflitos e irregularidades. A colaboração entre a Contabilidade com os demais departamentos da empresa se torna imprescindível nesse contexto, visando a otimização de resultados e a manutenção de um ambiente organizacional responsável e transparente”.
Serviços:
Palestra: Cruzamento ECD X ECF
Data: 17 de julho – quarta-feira
Horário: das 10 às 12 horas.
Local: Morada do Contabilista de Araraquara – rua Expedicionários do Brasil, 680.
Informações e inscrições: www.crcsp.org.br.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações