A Academia Paulista de Contabilidade-APC festejou, nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, os seus 73 anos de fundação, em 25 de abril de 1952, e os 14 anos de sua instalação, em 11 de novembro de 2011; ocasião em que empossou mais dez novos acadêmicos.

O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo-Fecontesp, José Heleno Mariano, que é um dos membros da Academia Paulista de Contabilidade-APC, onde ocupa a Cadeira de nº 62, que tem como Patrono o contador Ernesto das Candeias, esteve no evento acompanhado do vice-presidente Cláudio Anibal Cleto, enriquecendo o grêmio de 80 imortais da Contabilidade paulista.

O presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia recepcionou as lideranças da classe contábil de São Paulo, entre elas o presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, Antonio Carlos Santos, acompanhado de sua diretoria; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon, também acompanhado de sua diretoria; e a presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional, Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, que falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, onde a Fecontesp se inclui.

Em um ambiente de grande confraternização e amizade mútua, o presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, convidou os novos acadêmicos a tomarem posse de suas respectivas Cadeiras, bem como a receber, de suas mãos, o Pelerine e o Colar Acadêmico oficial da Academia, os quais deverão ser usados em cerimônias solenes da Agremiação. Foram empossados na ocasião: Benecdito David Filho; Cecília Moraes Santostaso Geron; Charles Krieck; Fernando de Almeida Santos; João Carlos Castilho Garcia; Liliane Cristina Segura; Mara Jane Contrera Malacrida; Paschoal Rizzi Naddeo; Reynaldo Lima Júnior e- Sebastian Yoshizato Soares.

Já empossado, o acadêmico, Paschoal Rizzi Naddeo, se pronunciou em nome dos demais acadêmicos: “ Cada um de nós trilhou caminhos diferentes, mas movidos por um próposito comum: o de servir a sociedade por meio da Contabilidade. Ser recebido pela Academia Paulista de Contabilidade é mais do que uma honra – é uma responsabilidade. É o reconhecimento de um percurso, mas também é o início de uma nova jornada. Aqui somos chamados a representar a profissão, a preservar sua história, estimular o pensamento científico e inspirar as novas gerações de profissionais contábeis”, e prosseguiu:

“Aos colegas que hoje se tornaram acadêmicos, expresso minha profunda admiração. Cada um de vocês representa uma faceta distinta e valiosa da nossa profissão – juntos formamos um mosaico de competência, integridade e paixão pelo que fazemos,” finalizou o imortal.

Estavam presentes na cerimônia os seguintes Acadêmicos:

Entre os acadêmicos presentes ao evento, registramos: Antoninho Marmo Trevisan, Raul Corrêa, Marcia Montanholi, Gildo Freire de Araúdo, Angela Zechinelli Alonso, Marcio Massao Shimomoto, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Domingos Orestes Chiomento, Elionor Farah Weffort, Celina Coutinho, Marcelo Gomes, Flávio Riberi, Jerônimo Antunes, Jair Gomes de Oliveira, Adriano Giglioli, Jorge Roberto Manoel, Carlos José de Lima Castro, Sérgio Approbato Machado, Patrícia Siqueira Varela, Carlos Augusto Pires, Irineu De Mula, José Vanderlei Masson dos Santos, Sergio Prado de Mello, Luiz Fernadno Nóbrega, Marta Cristina Pelucio Grecco, João Aleixo Pereira, e Eduardo Augusto Rocha Pocetti, e Liliana Aparecida Maia.

Ao encerrar a cerimônia solene, o presidente Alexandre Sanches Garcia agradeceu a todas as presenças e deu as boas-vindas aos novos acadêmicos, convidando-os a se engajarem de imediato nas ações da Academia. Exaltou a importância de se preservar a história da Academia e da Contabilidade, e agradeceu a todos os acadêmicos pelos trabalhos, discussões e reuniões realizadas até aqui: “Vamos juntos fazer história e disseminar conhecimento que essa é a missão de nossa Academia”.

Texto: Lenilde Plá de León
Fotos Thiago Benevides da Área de Comunicação do CRCSP