FECONTESP

☰ MENU
Fecontesp prestigia Troféu Transparência

Fecontesp prestigia Troféu Transparência

O primeiro vice-presidente da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), Manoel de Oliveira Maia, representou a Federação no Troféu Transparência, uma iniciativa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) em parceria com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e Serasa Experian.


Ao mesmo tempo em que o Troféu Transparência representa o reconhecimento do valor que as companhias ganhadoras dão à responsabilidade na hora de declarar as demonstrações financeiras, o Prêmio é, por si só, um valor agregado que se converte em resultados futuros. Visto como um selo tradicional, oferecido por três instituições respeitadas do mercado, o Troféu Transparência é uma conquista com a qual as companhias só têm a ganhar.

Criado em 1997, o Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN incentiva a transparência corporativa no mercado. Com a avaliação técnica da FIPECAFI e o incentivo da Serasa Experian, a comissão julgadora avalia rigorosamente as práticas de transparência nas informações contábeis publicadas ao mercado por meio das demonstrações financeiras. 

Em 20 anos de história, o Troféu Transparência premiou diversas companhias  nos setores de Serviços, Indústria e Comércio, que se destacaram pela qualidade na apresentação de suas informações contábeis. 

Ao longo dos anos, demonstrações com valor agregado, balanço social e fluxo de caixa passaram a fazer parte das informações prestadas por um grande número de companhias e não apenas das melhores demonstrações indicadas. Na 8ª edição, pela primeira vez, o Troféu Transparência teve duas categorias de premiação: empresas de capital aberto e empresas de capital fechado. Em 2006, o evento completou 10 anos premiando essas duas categorias.

Diante das desafiadoras mudanças nas práticas contábeis, o Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN - acompanha o desenvolvimento das demonstrações adotadas ao longo de sua história, incentivando a excelência na prestação de contas do empresariado brasileiro.

Em 2016, a ANEFAC reformulou o Troféu Transparência e as categorias foram alteradas para: Companhias com Receita Líquida acima de R$ 5 bilhões, Companhias com Receita Líquida até R$ 5 bilhões e Companhias do Setor de Energia.