FECONTESP

☰ MENU
CRCSP comemora 70 anos de atuação

CRCSP comemora 70 anos de atuação

O CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) comemorou, na noite desta segunda-feira, 12, 70 anos de história, com o lançamento do livro 'Casa do Profissional da Contabilidade – Os 70 anos do CRCSP', que conta a história da entidade e que teve o apoio da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo). O presidente da Fecontesp, José de Souza, representou a Federação no evento.

O CRCSP aproveitou a ocasião para homenagear aqueles que tanto contribuem para o desenvolvimento da profissão, com a outorga de medalhas e premiações. 

O CRCSP premiou as melhores teses de doutorado e de dissertações de mestrado das instituições de Ensino do Estado de São Paulo, que possuem cursos reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Na categoria dissertações de mestrado, o terceiro colocado foi o mestre Fábio Pereira da Silva, com a dissertação: “Observância Tributária – integrando paradigmas em busca de mais conformidade fiscal”, trabalho que foi orientado pelo professor doutor Reinaldo Guerreiro, da Universidade de São Paulo – USP.

A mestre Renata de Souza Ferreira Medina ficou com a segunda colocação, com a dissertação: “Determinante para empresas multinacionais de médio porte para adoção das IFRS FULL ou da IFRS SME e a definição de suas políticas contábeis”. Tal trabalho teve orientação da professora doutora Marta Cristina Pelucio Grecco, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

E primeira posição ficou com a mestre Cíntia do Nascimento Silva, com a dissertação: “Conte comigo! Característica da consultoria contábil aos pequenos negócios”. Cíntia foi orientada pela professora doutora Silvia Pereira de Castro Casa Nova, da USP.

O vencedor na categoria tese de doutorado foi, por sua vez, o doutor Enio Bonafé Mendonça de Souza, com a tese: “Mensuração e evidenciação contábil do risco financeiro de derivados”, trabalho orientado pelo professor doutor Luiz Nelson Guedes de Carvalho, também da USP.

O prêmio José Joaquim Boarin (Professor Notável – 2016) foi entregue ao professor doutor Reinaldo Guerreiro.

Já os homenageados com a medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, que foi criada para agraciar o Profissional da Contabilidade que por seu trabalho e dedicação na liderança da classe, foram José Aref Sabbagh Esteves e Cloriovaldo Garcia Baptista.

A medalha Pedro Pedreschi, que visa agraciar profissionais da Contabilidade que tenham se destacado no âmbito da profissão, foi outorgada a Artemio Bertholini.