FECONTESP

☰ MENU
Classe Contábil comemora o Dia do Profissional da Contabilidade

Classe Contábil comemora o Dia do Profissional da Contabilidade

Por Gilmara Santos

A Classe Contábil se reuniu na noite desta segunda-feira, dia 25 de abril, no Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) para comemorar do Dia do Profissional da Contabilidade. Na ocasião, o presidente da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), José de Souza, representou o presidente da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais), Carlos Alberto Schmitt de Azevedo.

Além do presidente da Fecontesp, José de Souza, a mesa solene da noite foi composta por: Jair Gomes de Araújo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, gestão 2014 a 2016; Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP; Marcio Massao Shimomoto, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP – que na ocasião representou as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; deputado estadual Itamar Borges; vereadora Edir Sales; e Irineu de Mula, presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC. Antonio

Também fizeram parte da mesa Carlos Machado, presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac; Clemil Robles, coordenador geral dos cursos de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap; Silvio Lopes de Carvalho, presidente da Federação das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores – Febrapam; Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo na gestão 2005-2007 – que falou em nome dos ex-presidentes da Entidade; Silvana Araújo, presidente da Associação das Empresas Contábeis de Guarulhos; Antonio Augusto Pizzo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santos; Jurandir Batista Medeiros Junior, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto; e Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo.

Na ocasião foi entregue o prêmio Professor Hilário Franco, que reconhece os melhores trabalhos de monografia e pesquisa feitos por estudantes de Ciências Contábeis. Os vencedores foram:

1º lugar - Trabalho de conclusão de curso: “CPC 16: uma análise da reavaliação do valor líquido realizável do estoque e seus reflexos no resultado”. Autoras: Bruna Paes da Silva Buscaratto, Daniela Peres Cristóvão e Tailany Viana da Silva. Orientadora: Valquiria Pinheiro de Souza.

2º lugar - Monografia: “A concepção dos gestores de empresas, contabilistas e profissionais financeiros sobre a auditoria”. Autor: Arthur Moreira Machado. Orientador: Fernando de Almeida Santos.

3º lugar - Trabalho de conclusão de curso: “Harmonização contábil internacional: um estudo sobre os reflexos socioculturais nos sistemas contábeis do Brasil, Japão, Finlândia e França”. Autoras: Isla Paula Ferreira Machado e Katharina Zacharia Nazzaro. Orientadora: Valquiria Pinheiro de Souza.