FECONTESP

☰ MENU
25 de Abril, Dia do Profissional da Contabilidade

25 de Abril, Dia do Profissional da Contabilidade

José de Souza, presidente da Fecontesp

Há quase 90 anos, o senador João Lyra, considerado o patrono da Contabilidade, instituía o dia 25 de abril como o Dia do Profissional da Contabilidade, com os seguintes dizeres: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o dia dos contabilistas brasileiros”.

Desde então, o profissional da Contabilidade tem adquirido um papel cada vez mais importante para a economia brasileira contribuindo desde a abertura até o planejamento e gestão das empresas e atuando como um verdadeiro consultor dos empresários para a tomada de decisões. Se antes sua atuação se restringia ao registro das informações contábeis, atualmente ele é o profissional que acompanha as constantes mudanças na legislação, garante o cumprimento das obrigações acessórias, intermedia a relação das empresas com o governo e, por meio da análise das informações apuradas, tem condições de vislumbrar oportunidades para que as companhias cresçam e se desenvolvam.

Nos últimos anos, a Classe Contábil teve importantes conquistas e desafios ao se adequar às novas tecnologias e sistemas, como o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped; a aplicação do Exame de Suficiência, que garante a qualidade e excelência dos profissionais que irão obter o registro profissional; a consolidação das Normas Brasileiras de Contabilidade – IFRS e às normas aplicadas ao Setor Público - Ipsas, que elevam nossa contabilidade ao padrão internacional.

No atual momento em que vivemos, o profissional contábil tem sido um importante agente no combate à corrupção e às práticas ilícitas, contribuindo ativa e efetivamente para a “limpeza” do País. Pela importância de suas atividades, ele tem assumido grandes responsabilidades, como por exemplo, na Lei da Lavagem de Dinheiro, por meio da qual deve informar ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras – Coaf qualquer movimentação financeira suspeita realizada por seus clientes, o que poderá ou não originar uma investigação pelo órgão fiscalizador. Seu papel é igualmente relevante no cumprimento da Lei Anticorrupção, onde o profissional contábil participa do estabelecimento de práticas de compliance e de políticas de controle interno das empresas, que resultam em um melhor ambiente de negócios às empresas, inclusive no âmbito internacional.

Atualmente, notamos uma maior valorização da classe contábil pela sociedade, uma vez que a carreira é extremamente promissora, gerando milhares de oportunidades em empresas de todos os portes, no setor público e nas entidades do Terceiro Setor. Mais de meio milhão de profissionais atuam no segmento, seja exercendo atividades nas áreas de controladoria, auditoria, perícia contábil e outras tantas oportunidades que a carreira oferece. Paralelamente, milhares de novos e entusiasmados profissionais ingressam no mercado de trabalho todos os anos, garantindo o futuro da profissão.

Contudo, o trabalho de valorização profissional deve ser contínuo, para que cada vez mais possamos obter o reconhecimento da classe empresarial e de toda a sociedade de que a ciência contábil muito tem a oferecer para o desenvolvimento de nosso País, tanto no aspecto econômico quanto no social. Devemos ainda ter sempre em mente a necessidade de promover ações de educação continuada, que possibilitam a reciclagem de conhecimentos para atuar em sintonia com as necessidades do mercado.

Que neste dia 25 de abril possamos refletir a respeito da importância desta profissão e de nosso papel fundamental na construção de uma sociedade mais ética, próspera e sustentável.